

Juventude e Saúde
Rotary Clubs, trabalhando independentemente ou com subsídios da Fundação Rotária, ajudam a prover assistência médica aos jovens. Rotarianos em Honduras utilizaram um subsídio de US$150.000, outorgado pela Fundação Rotária, no estabelecimento de um centro onde crianças trabalhadoras e abandonadas, de até 16 anos, recebem assistência médica básica e orientação sobre saúde, participam de atividades educativas, além de relacionarem-se com outros jovens, os quais, servindo como mentores, lhes oferecendo apoio psicológico.
Na Guatemala, um subsídio 3H da Fundação Rotária tem possibilitado a implementação de um programa de orientação sobre saúde e nutrição a mulheres, para que estas cuidem de si e seus bebês. O programa provê suplementos nutritivos aos recém-nascidos. O Rotary Club de Newmarket, na Nova Zelândia, está patrocinando três estágios para encorajar estudantes de medicina a se especializar em pediatria.
Na Colômbia, país com cerca de 40.000 crianças abandonadas, rotarianos de quatro países – Colômbia, Alemanha, Inglaterra e França – patrocinam tratamento médico a crianças de rua, as quais são freqüentemente vítimas de violência. O projeto inclui tratamento para desnutrição, infecção respiratória, ferimentos causados por armas e outros.
Através do programa Pólio Plus da Fundação Rotária e dos esforços para erradicação global da poliomielite, mais de um bilhão de crianças foram imunizadas em todo o mundo desde 1985. Até o ano 2005, rotarianos terão contribuído com US$400 milhões para eliminar essa doença deformadora. A UNICEF calcula que há de dois a três milhões de crianças capazes de andar graças às atividades de imunização implementadas nos últimos dez anos.